Você vai ver neste artigo como usar o arquivo de opções em MySQL para evitar o uso de senhas em texto claro em nossas tarefas diárias de manutenção.
A primeira coisa que você precisa saber é que as opções padrão geralmente são lidos a partir dos seguintes arquivos na ordem dada (a menos que você especifique um novo local de arquivo de opção no MySQL hora de início):
/etc/my.cnf
/etc/mysql/my.cnf
my.cnf no DEFAULT_SYSCONFDIR especificado durante a compilação
my.cnf no caminho, especificado na variável MYSQL_HOME (se houver)
o arquivo especificado no --defaults-extra-file (se houver)
user-home-dir/.my.cnf
Portanto, no nosso caso vamos usar a opção 6, onde vamos criar o arquivo .my.cnf e definir todos os grupos de opções para satisfazer as nossas necessidades (log in sem senha, por exemplo).
Em MySQL o arquivo de opção ou o arquivo de configuração (my.cnf) vem com alguns grupos pré-definidos.
O que é um grupo no arquivo de opção MySQL.
-group é o nome do programa ou grupo para o qual você deseja definir opções. Depois de uma linha grupo, todas as linhas de definição de opções se aplicam ao grupo até o final do arquivo de opção ou outra linha de grupo. É bom saber que os nomes de grupo de opção não são case sensitive.
Exmplo de arquivo ~/.my.cnf
- normalmente usam este ficheiro opção ~ /.my.cnf apenas com esta opções (password) para facilitar a minha vida e também evitar passar claro senha de texto scripts ou na linha de comando MySQL.
Muito importante:
-Verifique que você tenha restringido o acesso a este arquivo, normalmente eu permito que só o proprietário tem direito a ler e escrever sobre ele.